20 Perguntas: Hélio Ziskind!

 

No 20 Perguntas 015: Pedro Duarte conversou com Hélio Ziskind, o compositor de todas aquelas grandes músicas do auge da programação infantil da TV Cultura no Brasil! Castelo Ra-Tim-Bum, Cocoricó, X-Tudo, Glub Glub e muito mais! Uma entrevista bem emocionante!

O que é o 20 Perguntas?

É exatamente isso: 20 perguntas diretas, sem direito a muitos comentários, entrevista naquele molde “pingue pongue”, sabe? A intenção é intercalar perguntas malucas, non sense, divertidas, com assuntos sérios sobre a vida do nosso convidado: as opiniões e até histórias – mas só se ele quiser contar! Ou seja, o 20 Perguntas dura o quanto o convidado tiver a falar!

Rolou no 20 Perguntas

  • Hélio Ziskind e o pensamento fora da caixa sobre música
  • A TV Cultura se esqueceu da programação infantil
  • Música para retratar momentos
  • As grandes satisfações da carreira

Feed (assine ontem!)

Facebook Bacanudo

Twitter dos Bacanudos

Emails

  • bacanudo@bacanudo.com.br
Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Author
Bacanudo existe desde 2013 e está presente sempre que coisas bacanas acontecem! Além de tentar produzir conteúdo diferente e divertido!
  • Muito legal a entrevista. Com uma, não onda, mas tsunami de nostalgia! As músicas desse cara marcaram os melhores programas infantis da história, fizeram parte da minha infância.

    Gostei muito de conhecer um pouco mais do Hélio Ziskind, a começar pelo nome dele. Gostei também de ele citar o Jorge Drexler, meu cantor favorito, na lista e influências…

    Agora, bizarra a raiva que ele tem da Cultura, ou aparenta ter. Tem anos que não vejo o canal, mas parece que ele brigou com alguém de lá… sei lá!

    De todo modo, parabéns pela série!

    Abração!

    Lucas Conrado
    24 anos
    Mineiro no Rio de Janeiro
    Jornalista e podcaster do Papo di Minero

  • Anderson Cardoso

    Grande programa, nostálgico bonito e sincero.

    Gosto demais da TV Cultura, sou grato por muito do que aprendi com a programação desta emissora, quando tinha 14 para 15 anos de idade eu assistia Beakman, Ratim bum, Mundo da lua, Glub Glub, e vários programas sobre linguas(crosswords cafe e vamos aprender japones) que me ajudaram muito no que sei hoje em dia.

    Acho que a Cultura ainda tem salvação viu, o negócio é que não tem mais espaço para ideias inteligentes hoje em dia, coisas que te façam pensar, refletir, aprender com a arte que essa TV nos proporcionava antigamente. Esses programas todos citados e claro as músicas feitas pelo entrevistado nos trazem alegria e um sentimento de pureza da época.

    Aliás uma dúvida ele fez também aquelas músicas dos personagens do castelo Ra-tim-bum ??

    Hoje em dia nem mesmo a Tv eu ligo em casa a não ser para ver algum filme ou série, ou mesmo jogar alguma coisa com amigos. Se um dia tiver filhos pretendo que eles não só vejam esses programas mas também que aprendam muito com músicas, com as atividades neles passados e tudo mais.

    Belo programa ein Pedro não é a toa que foi premiado como o melhor podcast do ano.

    Abraço!!

  • Anderson Cardoso

    ah quase me esqueci, Pedro os links dos posts deste cast e do outro que tu falou que ia linkar ainda não estão linkados…

  • Lorena Duarte

    Muito bom ouvir e ver programas como esse, o Pedro sabe que eu vivo enchendo ele de elogios, mas esse de fato foi bem especial, acredito que por ter participado da vida de praticamente toda essa geração atual, com mais de 15 anos de idade eu diria… E só o fato de descobrir quem era a alma criadora de todas aquelas musicas, envoltas de tanta criatividade e de inocência, mas sem “rebaixar” o nível intelectual para aqueles que ouviam. Interessante a visão dele de como a musica direcionada para as crianças não dever ser exatamente infantil e sim passarem uma mensagem para o publico em geral.

    Há algum tempo que eu não assisto a tv cultura, e mesmo que o Hélio tenha feito algumas criticas à ela, devo concordar com algumas coisas, mas por bem nem toda a programação foi substituída, ainda passam alguns desenhos e programas bacanas, mesmo que a programação nao seja como antes, mas de qualquer forma ainda existe a TV Ra-tim-bum , ainda que nao seja acessível para todo mundo, ainda passa o castelo ra-tim-bum, glub glub, mundo da lua , cocoricó, baú de historias(que é um programa mais recente) etc.

    Foi um programa muito prazeroso de se ouvir e que de fato recomendo. Devo agradecer ao Pedro,mas principalmente ao Hélio por ter participado do programa e ter compartilhado sua história, seus gostos, sua opinião sobre musica e cultura.

  • Diego

    Nossa, que entrevista “complicada’. Achei o Hélio Ziskind uma pessoa muito difícil, ele costuma ser muito imparcial e deixou o Pedro Duarte muitas vezes sem graça por tentar direcionar a entrevista para um lado enquanto ele insistia em ficar em cima do muro. Ele parece ser humilde ao não criticar o entretenimento contemporâneo, mas sei lá, não dá para não comparar os programas que passam hoje em dia na TV aberta com as coisas que vimos na infância né, na própria entrevista falam que os programas perderam força atualmente. Não acho que a única conclusão a se tirar disso seja “cada geração tem o seu tempo”, dava para ao menos discutir um pouco mais isso.

    Quase todas as respostas mantiveram essa linha, talvez por causa disso eu tenha achado ele meio arrogante, embora entenda seu ponto de vista.

    No fim achei que foi uma entrevista fraca, não se falou muito do passado, das músicas, curiosidades, bastidores, dos programas.

    Segunda vez que escuto o Podcast e essa é minha opinião, até logo.

  • Pingback: Você conhece o Hélio Ziskind? Claro que conhece, só não sabe ainda! | Nerd Café()

  • Pingback: O nerd café()